Rede da Democracia e Direitos Humanos
O movimento da Rede Democracia visa disputar os corações e mentes das pessoas na sociedade brasileira para superar o individualismo e a violência como valores dominantes, seja para governar, seja para viver em sociedade, seja para o país se relacionar com seus iguais mundo afora.
Através de informações de parceiros, de comunicadores que tem o conhecimento pleno da realidade de cada lugar, pretendemos compartilhar fatos, debates, eventos e cultura que reflitam necessidades e direitos.
Trata-se de uma iniciativa estratégica, voltada para a sociedade como um todo, para fortalecer a Democracia marcada por uma forte guinada no rumo da defesa dos Direitos Humanos. Essa é a sociedade para a qual queremos dar nossa contribuição. Queremos construí-la, junto com todas as forças que tenham essa mesma inclinação.
A 5ª Plenária marca um ponto de inflexão na construção da Rede Democracia, a partir da compreensão clara de que a sociedade brasileira está disposta a lutar por valores como a solidariedade – contra a violência do individualismo egoísta que marcou o governo anterior e seus apoiadores -, o que aparece em dois movimentos: a luta dos povos originários e dos democratas em geral contra o famigerado marco temporal e a manifestação LGBTQIA+ em São Paulo, com 4 milhões de pessoas presentes na Av. Paulista, em São Paulo, reproduzindo mesmo resultado de doze anos atras (2011 teve a mesma marca), além de reafirmar que os defensores da democracia e dos direitos humanos estão dispostos a mobilizar por suas bandeiras: antirracismo, contra o feminicídio e outras violências contra as minorias.
No momento atual é preciso pressionar para que se chegue ao fim da investigação e a punição da extrema direita golpista, o que está colocado pela atuação do STF e agora da CPMI do 8/1, que tem maioria dos que são favoráveis à apuração, identificação e punição dos responsáveis. O golpismo do 8/1 exprime um desejo de retomada da ditadura e a sociedade brasileira precisa se libertar dessa sombra do passado.
A Rede Democracia, cuja bandeira é Democracia com Direitos Humanos, está totalmente afinada com esse momento. Ela se constrói com base nas mobilizações, alimentando-se dos aprendizados obtidos no passo e lutando por um futuro melhor.