Skip to content

QUEM SOMOS

 

Organizações, movimento e frente que integram a Rede Democracia e Direitos Humanos (RedeD) e as fases da história da RedeD, com as adesões ocorridas em cada fase 

I – Primeira fase (pré-RedeD, com a tentativa de replicação da comunicação fura-bolhas do Movimento Geração 68 Sempre na Luta, entre julho de 2022 – campanha para tirar a extrema-direita do poder e eleger Lula e janeiro de 2023)

1 Movimento Geração 68 Sempre na Luta – Titular – Cláudia Arruda Campos (Kauê); Suplente – Tuta Magaldi 

2 O Candeeiro/UniMútua – Titular – José Américo (Zelito) Sampaio; Suplente – Francisco Pinheiro Machado

3 Associação Engenharia pela Democracia (EngD) – Titular – Bento Guerreiro – falecido em() e Suplente – Cládice Diniz

II – Segunda fase (Início da RedeD, em 23 fev. 2023, com sua 1ª Plenária, até o lançamento, na 8ª Plenária, em 24 set. 2023, na aldeia Guarani Itawera, no sopé do Pico do Jaraguá, em S. Paulo)

4 Comissão Justiça e Paz de São Paulo – Titular – Antônio Funari Fº; Suplente – Marli Condes

5 Frente Inter Religiosa Dom Paulo Evaristo Arns Justiça e Paz – Titular – Afonso Moreira

6 Coletivo Digital – Titular – Beá Tibiriçá; Suplente – Wilken Sanches

7 Confederação Nacional dos Trabalhadores Universitários Regulamentados (CNTU) – Titular – Marina Barros; Suplente – Allen Habert  

III – Terceira fase (amadurecimento: primeira crise política; a seguir, a mensagem divulgada na convocatória da 9ª Plenária: “O lançamento oficial da Rede Democracia e Direitos Humanos, em 24/09/2023 – que foi também nossa 8ª plenária –, realizada em terras Guarani (…) alcançou plenamente os objetivos pretendidos. O momento, agora é de consolidação da RedeD. E este é o tema principal da 9ª plenária (28 de outubro 2023)”… A RedeD amadureceu e vem se consolidando, a partir de alguns passos como o projeto de Contra-Comunicação ao Fundamentalismo; as primeiras rodadas da MESA DA DEMOCRACIA e, no fechamento do ano, a preparação da rodada de “Comunicação para a Democracia” da MESA (a realizar-se no primeiro semestre de 2025) e a criação do Instituto Rede Democracia e Direitos Humanos, decisão tomada na assembleia de 9 de outubro de 2024).

8 Instituto de Desenvolvimento do Nordeste Brasileiro (Idene) – Titular – Adroaldo Quintela

9 Coletivo Paulo Freire – Titular – Regina estima

10 Instituto Sílvia Lane – Titular – Ana Bock; Suplente – Marcos Ferreira

Como um instrumento para intervir na conjuntura social e política do país, a RedeD está perto de completar a sua composição. Não podemos crescer demais para não termos que dedicar muito tempo à administração de assuntos internos. Devemos reservar o principal de nossas forças para as lutas políticas em curso e as que virão.