Engenharia pela Democracia lança o Fórum da Engenharia Nacional
Convite à 1ª Reunião Preparatória para o Lançamento do Fórum da Engenharia Nacional – FEN
O EngD faz um convite à reunião (dia 22 de agosto) que prepara o lançamento do Fórum da Engenharia Nacional – FEN. Segue aqui a transcrição para o chamamento que fazem no site :
Os abaixo assinados dirigentes, representantes de entidades, movimentos e instituições têm o prazer de convidar aos profissionais de todas as áreas da engenharia, agronomia e geociências, a participarem da reunião virtual no próximo dia 22 de agosto de 2024, às 19h, para tratarmos da criação do Fórum da Engenharia Nacional – FEN, rumo à 1ª Conferência Nacional da Engenharia que estamos propondo ser convocada pelo Governo Federal.
É a primeira reunião que iremos realizar decorrente de conversações que vimos mantendo, com destaque às que aconteceram no âmbito da realização da 1ª Conferência Nacional Livre da Engenharia CTI no Memorial da América Latina, promovida pela EngD, SBPC e Fundação Memorial da América Latina na cidade de São Paulo em abril deste ano, no âmbito da preparação da 5ª Conferência Nacional da Ciência, Tecnologia e Inovação.
Entendemos o Fórum como uma construção estratégica e de caráter permanente, um espaço político e cultural de pensamento, formulação, debate, diálogo social e articulação para incrementar uma ação mais assertiva das lideranças e setores integrantes da engenharia na condução do país. Temos consciência que o desenvolvimento, a democracia e a soberania necessitam de um maior protagonismo e participação da engenharia brasileira para se alcançar as condições de atender as necessidades da população, melhorar a qualidade de vida e construir um Nação soberana, desenvolvida e justa para nosso povo.
Nesse sentido, o Fórum criará as melhores condições para que encaminhemos junto ao Governo Federal a convocação da 1ª Conferência Nacional da Engenharia em 2025, a qual impulsionará de forma muito ampla o processo de reanimação e inserção dos profissionais, empresas, escolas e instituições da engenharia de todas as regiões na reconstrução e transformação do país.
Para subscrever esta carta-convite e participar da reunião basta preencher a ficha de inscrição disponível neste link. Contamos com a presença de todos os comprometidos na luta pelo protagonismo da nossa Engenharia. Não há Engenharia sem desenvolvimento nacional. Nem há desenvolvimento nacional sem Engenharia.