“Gente é pra brilhar e não para morrer de fome”
Por Cecilia Cavalcanti
Jornalista RedeD
Não há nenhuma dúvida: Brasil enfrenta uma crise alimentar gravíssima e de vários parâmetros. A pobreza e o acesso à terra são, sem dúvida, os maiores desafios desta equação.
Para reduzir a fome teremos que lidar com a questão do acesso aos alimentos, ou seja, para além dos programas do Governo – Bolsa Família e incentivos à agricultura familiar, responsável pelo cultivo de alimentos saudáveis – a sociedade civil deve se unir para conter a crise.
A Rede Democracia está nessa luta e vai se juntar a vários parceiros para incentivar e participar de fóruns locais de combate à fome e divulgar todas as iniciativas institucionais ou governamentais.
Banquetaço
Banquetaço é um coletivo de ação direta, que atua para fortalecer a construção à alimentação adequada e saudável. Ou seja, promove ações coordenadas de iniciativas diversas por meio da ação coletiva e se manifestam em banquetes públicos e intervenções, sempre visando sensibilizar a sociedade sobre a importância da comida – no campo e na cidade. Paralelamente, promove debates em defesa das políticas alimentares e ações necessárias para fomentar sistemas agroalimentares que produzam comida de verdade. O foco é rever políticas tóxicas de agronegócio junto com a preservação ambiental.
Segundo Fabiana Sanches, educadora alimentar, as ações do Banquetaço em quase todo o país permitiram a criação, em 2020, da Campanha Gente é Pra Brilhar, Não Pra Morrer de Fome e na sequência a criação da Frente Nacional de combate à fome e à sede.
“Durante a pandemia, vários agricultores alimentares que tiveram, por exemplo, contratos rompidos entraram em contato com nossa rede para apoiar o escoamento de doações antes que se perdesse os produtos. Com isso, sobrava comida em estoque e muito prejuízo. Ajudamos a organizar várias rede de doações e distribuição, além de cozinheiros, aquisição de gás de cozinha, para levar comida onde precisava”, conta Fabiana.
Importantíssimo ressaltar que a Campanha Gente Pra Brilhar é resultado desse momento histórico importante de organização e de luta nos territórios contra fome e que seguirá adiante nessa nova fase do País. E que a Frente Nacional focará não somente na insegurança alimentar, como na insegurança hídrica – acesso à água potável. A principal ideia será reunir os atores que trabalham com a causa da água e apoiar os pleitos construídos nesses espaços e, por exemplo, formar uma campanha junto às Prefeituras para a instalação de pias e bebedouros, além de banheiros públicos. Água não deveria ser vendida. E os problemas de sempre, precisam ser definitivamente resolvidos até 2050.
Parceiros da RedeD, ressalta-se que acreditamos que o ser humano não deve viver desassociado da natureza. Os desvios de rios, a derrubada de florestas e o fim de nascentes têm intensificado as mudanças climáticas e, como consequência, as diversas tragédias urbanas.
“Exercitar a visão sistêmica. Praticar a ética com compreensão, compaixão, perdão, justiça e amizade. Cuidar e valorizar nossa incrível sociobiodiversidade. São elementos chave para construção de uma vida justa, saudável e sustentável”, diz Fabiana.