Por uma educação voltada ao uso crítico das mídias
A educação para as mídias é uma ferramenta para a preservação e defesa da democracia, cuja pauta é amplamente defendida pela UNESCO como medida de combate ao discurso de ódio e à desinformação em massa. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) vigente no Brasil enfatiza as competências da cultura digital e as habilidades midiáticas aparecem em toda área de conhecimento.
A Educomunicação é um paradigma que promove práticas comunicativas democráticas em espaços diversos, fortalecendo o protagonismo social e o direito à expressão através da gestão compartilhada de recursos comunicacionais. Atua na interface entre Comunicação e Educação como campo transdisciplinar voltado ao desenvolvimento de processos e produtos educacionais.Pode ser trabalhada de maneira transversal, estimulando a criatividade, o empoderamento do indivíduo e a solução de conflitos.
A educação midiática complementa esta abordagem, pois representa um conjunto de habilidades para acessar criticamente informações, produzir conteúdo com responsabilidade e participar de maneira mais consciente e equilibrada do ambiente informacional e midiático em todos os seus formatos.O volume de informações consumidas diariamente pode prejudicar a capacidade de concentração e causar ‘infotoxicação’, um estado de sobrecarga informacional que dificulta a compreensão e a análise crítica do mundo.
O educador francês Celestin Freinet utilizou o jornal impresso como suporte pedagógico ao fim da Primeira Guerra Mundial e o educomunicador argentino Mário Kaplún gravava as opiniões dos seus alunos das comunidades rurais em fitas K-7 nos anos 80 para que todos pudessem se ouvir e construir conhecimentos juntos. Estas são ferramentas que promovem uma gestão democrática da mídias, uma maneira de desenvolver e ampliar o senso crítico dentro e fora do ambiente escolar.
Práticas de Produção:
- Jornais e blogs
- Produção de vídeos educativos
- Podcasts pedagógicos
Práticas de Participação:
- Rádios escolares e comunitárias
- Redes sociais
A convergência entre educação midiática e educomunicação configura um paradigma educacional que transcende a dimensão pedagógica para se constituir como prática de cidadania. Por meio da articulação entre competências críticas e processos democráticos de comunicação, forma-se uma geração capaz não apenas de navegar criticamente no ambiente informacional, mas de transformá-lo em um espaço de construção coletiva da democracia.
Sobre o evento ‘Comunicação para a Democracia – Vozes em movimento’
A Agência Nuar e o Grupo Técnico de Educomunicação (GTe) fazem uso do jornalismo como ferramenta de aproximação territorial e os princípios da educação freireana, com o intuito de promover reflexão crítica, engajamento comunitário e valorização da diversidade de vozes. Esta é uma parceria responsável pela cobertura jornalística dos eventos organizados pelos outros Grupos de Trabalho (GTs) da Mesa da Democracia.
O Instituto Nova União (NUA) é uma organização da sociedade civil localizada no bairro de União de Vila Nova em São Miguel Paulista, Zona Leste de São Paulo, desde os anos 2000. A partir da pandemia de 2020, surge a Agência Nova União da Arte (NUAR) de comunicação de base comunitária feita com e pelos jovens da comunidade. Aprender enquanto faz e fazer enquanto aprende é a dinâmica dessa iniciativa que acredita na comunicação como ferramenta de transformação social.
O Grupo Técnico de Educomunicação (GTe) é formado por profissionais da comunicação que usam as ferramentas da educomunicação para um trabalho transversal junto às comunidades.O objetivo é promover iniciativas inovadoras junto aos alunos, professores do ensino público e educomunicadores.
Conheça o GT de Educomunicação:
Ivone Rocha é jornalista, doutoranda em jornalismo, mestre em políticas públicas e especialista em mídias digitais e tecnologia da informação. É docente desde 2004 e pesquisadora em Educomunicação, Educação Midiática, atuando em instituições sociais voltadas à educação básica.
Mauro Rocha é jornalista, educomunicador, coordenador do Instituto Rede D, gestor de comunicação corporativa, articulador político e ativista de diversos coletivos progressistas como Internet Legal, Coletivo da Democracia Corintiana, Grupo de Não Criminalização dos Movimentos Sociais e Fórum da Bancada dos Direitos Humanos da Câmara Municipal de São Paulo.
Thiago Nascimento é designer educacional, redator e revisor. Educomunicador associado da ABPEducom. Bacharel em Comunicação Social, licenciado em Letras e pós-graduado em Neurociências, Educação e Práticas Pedagógicas. Voluntário do GT de Educomunicação Agência Nuar e professor voluntário do cursinho popular Ângela Davis da Rede Emancipa.
Janaina Silva é jornalista de formação, professora de inglês há mais de 20 anos e desde 2016 estuda e aplica os conceitos de Educação Midiática. Atua em formação de docentes, grupos de pais e com estudantes do ensino fundamental ao médio.
Junte-se a Nós
A democracia se fortalece quando todos têm voz e capacidade crítica para exercer sua cidadania. Através da educação midiática e da educomunicação, construímos juntos um futuro mais democrático e participativo. Acompanhe nossas atividades e participe da construção de uma comunicação mais democrática e transformadora.